Verdinhas neste tópico  19.333 
Página 1 de 1001 1231151101501 ... ÚltimaÚltima

Tópico oficial de Renda Fixa

Membro Avatar de roadrash
    RoadRash
    Registro
    Jan 2011
    Verdinhas antigas
    3081
    Verdinhas
    3081

Padrão Tópico oficial de Renda Fixa

Acho que falta um tópico para alternativas alem do Tesouro em Renda fixa então estou abrindo este vamos ver se concentramos essas infos nesse aqui.

Zedit:

Calculadora comparativa de rendas fixas:
    https://rendafixa.herokuapp.com/

http://www.clubedospoupadores.com/si...lidade-liquida

http://www.abcdodinheiro.com.br/2015...x-tesouro.html

http://jurus.com.br/index.html#/home

http://app.rendafixa.rocks/#/calculadora-rendafixa

Texto sobre o fator risco de quebra de uma instituição como aconteceu com o BVA e tb os links das materias na midia na época:
    http://hcinvestimentos.com/2013/11/25/riscos-renda-fixa

Link para o InvestAPP, aplicativo do usuário will_fire:
    https://play.google.com/store/apps/d...boss.investapp

Link para o Investimentos - Renda Fixa, aplicativo do usuário jvolt:
    https://play.google.com/store/apps/d....investimentos

Relatório sobre os bancos, financeiras, etc:
    https://www3.bcb.gov.br/informes/relatorios

Ou, ao inves do bc, usem o bancodata que está bem melhor que pesquisar direto no banco central as informações das instituições.

http://www.bancodata.com.br/
    Última edição por CCPL : 17-04-2017 às 19:16 Motivo: editado a pedido do OP

2. # Publicidade
    Publicidade

Membro Avatar de ZNP
    zinplez.com
    Registro
    Oct 1999
    Verdinhas antigas
    15416
    Verdinhas
    15398

Padrão

Pra LCA e LCI, a CGD (antiga Banif) tem a linha prime. Felizmente, apesar do nome, atende qualquer cliente que queira investir um montante a partir de 30 mil numa variedade razoável de bancos. Ou seja, não precisa abrir conta onde quiser investir. Tem aplicação pra um mínimo de 2 meses (só na própria CGD) e pra 3 meses (normalmente entre 96 e 99% do CDI).

No tópico do "apocalipse" ("Prepare-se pra perder de 20 a 30% do seu dinheiro"), eu falo um pouco sobre as alternativas com a atual taxa de juros.

O bom é que LCI e LCA são cobertos pelo FGC e isentos de IR. Fundos DI, também indexados pelo CDI, mesmo com baixas taxas de administração (dá pra conseguir por 0,3%), têm desconto de IR duas vezes por ano (o "come-cotas") e não são protegidos pelo FGC.

Além disso, tem a velha poupança, que pela liquidez, merece ter alguma coisa ali, nem que seja uma parte menor da reserva de emergências.

TD a essa altura, com essa incerteza sobre a taxa de juros, sinceramente não curto. Outro que não curto são as taxas de CDB pro varejo. Pagam normalmente um percentual menor do CDI, ainda mais se comparados com os produtos que mencionei antes.

Essas incertezas me seguram o prazo de aplicação. Não vou perder liquidez pra ganhar uma merrequinha a mais, se a selic pode subir no período e me pegar como dinheiro parado numa aplicação de prazo maior. Por isso, estou fazendo aportes pra poucos meses na RF esse ano.

Tem também os fundos imobiliários, mas não é RF. Pagam um rendimento mensal e o valor flutua na bolsa.

E tem também os gloriosos títulos de capitalização, que estão mais pra uma ofensa do que prum investimento, mas se é pra citar, taê. Citei só pra dizer que não valem a pena nunca.

Membro Avatar de BreakingNews
    Registro
    Apr 2013
    Verdinhas antigas
    113
    Verdinhas
    113

Padrão

Citação Citando ZNP Ver mensagem
    Além disso, tem a velha poupança, que pela liquidez, merece ter alguma coisa ali, nem que seja uma parte menor da reserva de emergências.
    Já que você citou isso (e eu quase criei um tópico sobre o assunto uma vez), lá vai a pergunta: você acha que ainda vale a pena tirar dinheiro da variação 01 (antiga poupança) e jogar num TD, caso a Selic suba para 9 ~ 9,5%?
    Falo isso porque é um caminho "sem volta" (tirou da antiga poupança, já era!).

Quase toda minha renda está na antiga poupança, e é difícil tomar uma decisão sobre o que fazer com uma parte desse dinheiro já que não dá pra voltar atrás depois que tirar de lá.

Membro Avatar de ZNP
    zinplez.com
    Registro
    Oct 1999
    Verdinhas antigas
    15416
    Verdinhas
    15398

Padrão

Citação Citando BreakingNews Ver mensagem
    você acha que ainda vale a pena tirar dinheiro da variação 01 (antiga poupança) e jogar num TD, caso a Selic suba para 9 ~ 9,5%?
    Falo isso porque é um caminho "sem volta" (tirou da antiga poupança, já era!).
    Pois é, Breaking. A poupança antiga é ótima como forma de compor uma parte da reserva de emergências. Pq tem liquidez (tá ali pra quando vc precisar sacar), e rende basicamente os 0,5% a.m. (a TR é desprezível nos dias de hoje).

Com os juros subindo, outras aplicações passam a render mais tb. O TD mesmo, já renderia mais. Mas e se a selic baixar de novo? Seu dindim estaria na regra nova.

O CDI tem dado regularmente mais que a poupança (9,35% em 2010; 11,01% em 2011; 8,1% em 2012). E com taxas ascendentes, muito provavelmente a distância vai voltar a aumentar. Portanto, a única vantagem da poupança é a liquidez mesmo. A rentabilidade é inferior ao LCI e LCA de alguns meses (mas perde a liquidez nesses meses) e aos títulos do TD prefixados de prazo curto (o mais curto vence em 2016...)

O TD depende muito do comportamento das taxas. Tem liquidez semanal (vc pode revender nas quartas), mas se a selic ventar pro lado errado, seu título se desvaloriza. Além disso, tem o IR regressivo (15% acima de 2 anos).

No seu caso, eu manteria a reserva de emergências na poupança e colocaria o restante em aplicações mais rentáveis, mesmo que de renda fixa. Uma LCI, por exemplo. Coberta pelo FGC e sem IR. Vencimento de 6 em 6 meses, pq aí vc teria 100% ou mais do CDI e oportunidades semestrais de realocar seu dinheiro em outras aplicações, de acordo com a mudança das taxas de juros. E a reserva de emergência continua ali, na poupança com a regra antiga.

Membro Avatar de allcooll
    Dono do Topico
    Registro
    Jun 2013
    Verdinhas antigas
    2240
    Verdinhas
    1870

Padrão

Pra quem não tem milhões pra investir, as únicas opções que vislumbro são a poupança e a LCA. Não recomendo LCI pq normalmente tem rendimento menor e regras diferentes (não to lembrando agora, mas são regras piores que LCA).

O bom da LCA é q é isenta de IOF/IR como ja disseram e liquidez imediata como a poupança. O porém da LCA é que temq sacar tudo de uma vez, não pode sacar em conta-gotas ou fazer resgate automático (pra cobrir saldo da C/C) como na poupança.

Também não recomendo TD pq tem IR/IOF e outras taxas de custódia e movimentação.

Citando o CDI, realmente ele rende (normalmente) mais que a poupança nova, porém, não tem título que tenha rendimento equivalente ao CDI. É sempre uma porcentagem abaixo desta. Portanto, não vale a pena investir em algo que tenha rendimento baseado em porcentagem do CDI que tenha incidência de taxas, impostos, etc, e que não tenha liquidez imediata.

O LCA pode ter dois tipos de rendimento (q eu lembre): uma taxa prefixada ou porcentagem do CDI.

Ah, pra quem tem mais de 300 pila pra investir ( investir = pode perder ou deixar jogado num canto ) recomendo investir em CRA - Certificado de Recebíveis do Agronegócio. Tem características da LCA mas está disponível somente pra quem tem 300 pila pra jogar fora, e precisam assinar um termo de investidor qualificado.
    Última edição por allcooll : 17-07-2013 às 19:09

Membro Avatar de ZNP
    zinplez.com
    Registro
    Oct 1999
    Verdinhas antigas
    15416
    Verdinhas
    15398

Padrão

Onde tenho conta existe a oferta de 4 instituições financeiras pra LCA e 10 pra LCI. Entre todas, o Banco Pine oferece rendimento igual pros 2. E dá 100% do CDI em 360 dias.

No LCI, outras 3 instituições dão 100% ou mais do CDI em prazos bem menores, como 120 e 180 dias.

E nos dois investimentos, só existe a remuneração por porcentagem do CDI, e a partir de 30mil dilmas. Essas condições devem variar bastante.

Membro Avatar de FlavioSP
    Flavio#!
    Registro
    Oct 2009
    Verdinhas antigas
    515
    Verdinhas
    515

Padrão

E quem esta lendo, sempre leve em conta que este 100% ou x% do cdi na lci ou lca é mais do que o mesmo valor em outra aplicação que baliza pelo cdi, pois não paga nenhum imposto.

De uma busca na net que você acha equivalências entre as aplicações.

By Lumia920 using Tapatalk WP

Membro
    Registro
    Oct 2002
    Blogs
    1
    Verdinhas antigas
    2506
    Verdinhas
    2613

Padrão

Com a inclusão da LCA na cobertura do FGC, acho que conforme as PFs forem se familiarizando não existirá diferença de taxas entre LCI e LCA.
    Às vezes falo coisas interessantes...

Membro
    Registro
    Oct 2003
    Verdinhas antigas
    0
    Verdinhas
    0

Padrão

Boa tarde pessoal.. Me desculpem pela ignorância mas gostaria de aprender mais sobre LCA.
    Hoje a gerente do BB me ligou perguntando se quero alocar recursos em LCA, dizendo que paga mais que a poupança nova.. Me disse que paga 84% do CDI e possui liquidez diária. Como se calcula os rendimentos? Obrigado
    Citação Citando Cap. Cotonetes Ver mensagem
    Nossa eu virava boneca desse cara facinho facinho...

hardMOB Staff - Moderação Avatar de eduhunter
    test automation
    Registro
    Sep 2004
    Verdinhas antigas
    5738
    Verdinhas
    5879

Padrão

Pessoal, queria uma ajudinha de vocês pra tentar entender um pouco mais desse mundo meio complexo.. estou querendo investir por aproximadamente 5 anos ou mais (longo prazo?) na qual eu entre com um valor X (que possa variar ou não, tanto faz) mensal religiosamente.. o que vocês me indicam?
    Tá na dúvida? Veja minhas referências!

Membro Avatar de ZNP
    zinplez.com
    Registro
    Oct 1999
    Verdinhas antigas
    15416
    Verdinhas
    15398

Padrão

Citação Citando Rojas_ Ver mensagem
    Hoje a gerente do BB me ligou perguntando se quero alocar recursos em LCA, dizendo que paga mais que a poupança nova.. Me disse que paga 84% do CDI e possui liquidez diária. Como se calcula os rendimentos? Obrigado
    LCA – Letra de Crédito Agronegócio: Título emitido por instituições financeiras públicas e privadas, lastreada em direitos creditórios originados do agronegócio. Tem como objetivo ampliar os recursos disponíveis ao financiamento ou empréstimo para a produção agropecuária. O título representa promessa futura de pagamento em dinheiro, remunerada por percentual do CDI.

Bicho, 84% do CDI é MUITO pouco. Talvez, por conta da liquidez diária. Se vc estiver disposto a deixar o dindim quieto um pouco, consegue taxas melhores. 95% pra 3 meses ou 100% pra um ano. Calcule o rendimento procurando o valor do CDI e tirando a taxa paga. Simples.

Membro
    Registro
    Oct 2003
    Verdinhas antigas
    0
    Verdinhas
    0

Padrão

LCA – Letra de Crédito Agronegócio: Título emitido por instituições financeiras públicas e privadas, lastreada em direitos creditórios originados do agronegócio. Tem como objetivo ampliar os recursos disponíveis ao financiamento ou empréstimo para a produção agropecuária. O título representa promessa futura de pagamento em dinheiro, remunerada por percentual do CDI.

Bicho, 84% do CDI é MUITO pouco. Talvez, por conta da liquidez diária. Se vc estiver disposto a deixar o dindim quieto um pouco, consegue taxas melhores. 95% pra 3 meses ou 100% pra um ano. Calcule o rendimento procurando o valor do CDI e tirando a taxa paga. Simples.

Realmente fiz uma pequena análise e houve momentos que rendeu menos que a nova poupança. Tenho conta no DirectaInvest, vou pesquisar opções melhores.
    Citação Citando Cap. Cotonetes Ver mensagem
    Nossa eu virava boneca desse cara facinho facinho...

Membro Avatar de ZNP
    zinplez.com
    Registro
    Oct 1999
    Verdinhas antigas
    15416
    Verdinhas
    15398

Padrão

Citação Citando Rojas_ Ver mensagem
    Tenho conta no DirectaInvest, vou pesquisar opções melhores.
    Manda email pro "prime" deles, que respondem bem rápido. No Directa, são 4 opções de bancos pra LCA, com aplicação mínima começando em 30k, e taxas bem melhores que as do BB.

Membro Avatar de GoatSucker
    Administrador
    Registro
    Sep 2007
    Verdinhas antigas
    3166
    Verdinhas
    3162

Padrão

Eu recomendo comprar CDB e LCI no banco Sofisa Direto.

Além de não cobrarem taxa de manutenção, os rendimentos costumam ser acima da média do mercado. Para se ter ideia, o CDB de 1 mês com liquidez diária já rende 100% do CDI.

Para quem não conhece, no site deles tem como simular os rendimentos nos mais variados tipos de CDB e LCI:

http://www.sofisadireto.com.br/rentabilidade/
    Última edição por GoatSucker : 18-07-2013 às 15:58
  16. Minhas referências:

Hardmob - Adrenaline

Membro Avatar de allcooll
    Dono do Topico
    Registro
    Jun 2013
    Verdinhas antigas
    2240
    Verdinhas
    1870

Padrão

Citação Citando eduhunter Ver mensagem
    Pessoal, queria uma ajudinha de vocês pra tentar entender um pouco mais desse mundo meio complexo.. estou querendo investir por aproximadamente 5 anos ou mais (longo prazo?) na qual eu entre com um valor X (que possa variar ou não, tanto faz) mensal religiosamente.. o que vocês me indicam?
    Consórcio imobiliário.
    Liquidez diária

Autor do tópico
    RoadRash
    Registro
    Jan 2011
    Verdinhas antigas
    3081
    Verdinhas
    3081

Padrão

Citação Citando GoatSucker Ver mensagem
    Eu recomendo comprar CDB e LCI no banco Sofisa Direto.

Além de não cobrarem taxa de manutenção, os rendimentos costumam ser acima da média do mercado. Para se ter ideia, o CDB de 1 mês com liquidez diária já rende 100% do CDI.

Para quem não conhece, no site deles tem como simular os rendimentos nos mais variados tipos de CDB e LCI:

http://www.sofisadireto.com.br/rentabilidade/
    O ruim é que só esse de 1mes que tem liquidez diaria o restante tem que deixar la e só pode retirar no vencimento poderia fazer um esquema de tabela progressiva pra poder retirar antes mas premiando os que permanecer por um prazo maior como alguns bancos fazem com cdb.

Enviado por Telepatia

Administrador
    Registro
    Sep 2007
    Verdinhas antigas
    3166
    Verdinhas
    3162

Padrão

Citação Citando zulay Ver mensagem
    O ruim é que só esse de 1mes que tem liquidez diaria o restante tem que deixar la e só pode retirar no vencimento poderia fazer um esquema de tabela progressiva pra poder retirar antes mas premiando os que permanecer por um prazo maior como alguns bancos fazem com cdb.

Enviado por Telepatia
    Sim, talvez por causa dessa garantia de permanência é que eles conseguem oferecer taxas mais atraentes.

De qualquer maneira o ideal é sempre deixar parte do investimento nesse CDB para quaisquer emergências.
    Minhas referências:

Hardmob - Adrenaline

Membro Avatar de ZNP
    zinplez.com
    Registro
    Oct 1999
    Verdinhas antigas
    15416
    Verdinhas
    15398

Padrão

A LCI do Sofisa não está vantajosa não. Vi banco com 100% do LCI pra 120 dias.

Mas o CDB PARECE bom. O que lasca? O IR comendo de 27,5% a 15% dos rendimentos.

hardMOB Staff - Moderação Avatar de eduhunter
    test automation
    Registro
    Sep 2004
    Verdinhas antigas
    5738
    Verdinhas
    5879

Padrão

CDB não é de 15% a 22,5%?
    Tá na dúvida? Veja minhas referências!

Membro Avatar de ZNP
    zinplez.com
    Registro
    Oct 1999
    Verdinhas antigas
    15416
    Verdinhas
    15398

Padrão

Citação Citando eduhunter Ver mensagem
    CDB não é de 15% a 22,5%?
    Perfeito, isso mesmo. De 22,5 (0 a 6 meses) a 15% (acima de 2 anos). Tô bebendo umas coisas aqui, complica lembrar das taxas...

Administrador
    Registro
    Sep 2007
    Verdinhas antigas
    3166
    Verdinhas
    3162

Padrão

Interessante, posta aí o banco.
    Minhas referências:

Hardmob - Adrenaline

Membro Avatar de ICEPSP
    Registro
    Sep 2008
    Verdinhas antigas
    803
    Verdinhas
    876

Padrão

Vi no sofisa um CDB atrelado a índice de inflação IPCA + 5%aa para 2 anos será que vale?
    Tesouro direto com IPCA + 5,07%aa só com vencimento para 2024.

Fazendo uns cálculos aqui:

Se eu aplicar R$ 100000,00 projetando um IPCA de 6,5% no primeiro ano e 6% no segundo ano no final eu terei R$ 120200,00 já descontado os 15% de IR. Um rendimento de aproximadamente 0,8%am.

A poupança renderia no máximo R$ 112200,00 nesse período.

Se meus cálculos estão certos, abrindo mão da liquidez diária eu consigo um rendimento maior e ainda protejo em caso de subida do IPCA, coisa que a poupança não faz.

É isso?

-----------------------------------------------------------

Pra quem tá pensando em aplicar no CDI sem liquidez dá uma lida antes no descolamento do CDI e da SELIC.
    Isso pode ser bastante prejudicial para os rendimentos.
    Última edição por ICEPSP : 19-07-2013 às 10:19
    --------------------------------------------------
    "Desta vala imunda a maior corrente da indústria humana flui para fertilizar o mundo todo.
    Deste esgoto imundo jorra ouro puro.
    Aqui a humanidade atinge o seu mais completo desenvolvimento e sua maior brutalidade,
    aqui a civilização faz milagres e o homem civilizado torna-se quase um selvagem."
    - A. de Toqueville, Manchester 1835

Autor do tópico
    RoadRash
    Registro
    Jan 2011
    Verdinhas antigas
    3081
    Verdinhas
    3081

Padrão

Se o governo conseguir segurar a inflação como esta querendo o ipca vai nao vai chegar nesses 6% talvez fique em 4 dai nesse caso seria mais vantajoso aplicar em algum pre. Eu comprei esses dias Ltn por 11,76 so que em 36meses de prazo.
    Esse sofisa na epoca tava mais atraente tb coisa de 6.5+ipca isso foi a 1mes atras.

Enviado por Telepatia

Membro Avatar de ZNP
    zinplez.com
    Registro
    Oct 1999
    Verdinhas antigas
    15416
    Verdinhas
    15398

Padrão

Citação Citando GoatSucker Ver mensagem
    Interessante, posta aí o banco.
    Banco Máxima. Barigui Financeira dá 100% em 180 dias.

Enfim, com FGC cobrindo 250 mil por cpf por instituição, não tem motivo pra não entrar.

Administrador
    Registro
    Sep 2007
    Verdinhas antigas
    3166
    Verdinhas
    3162

Padrão

Banco Máxima. Barigui Financeira dá 100% em 180 dias.

Enfim, com FGC cobrindo 250 mil por cpf por instituição, não tem motivo pra não entrar.
    Qual o valor mínimo para investir no LCI do Banco Máxima?

Pergunto pq no simulador deles o mínimo é R$10 mil.
    Minhas referências:

Hardmob - Adrenaline

Página 1 de 1001 1231151101501 ... ÚltimaÚltima

Compartilhar

Permissões